04/01/2015
por Douglas Vasquez
comentários

FANGIRL02

Editora: Novo Século | 1ª Edição, 2014 |ISBN: 978-85-428-0368-6 | 421 Páginas

A primeira resenha do ano deveria ter sido postada em Outubro, pois foi quando eu li o livro. É, acho que devo parar de procrastinar. As fotos foram tiradas com meu iPhone e editadas quando eu ainda tinha o meu notebook e por sorte eu havia salvado na biblioteca de mídia do blog. Será que eu tava pressentindo?

“Fangirl” é o livro mais aclamado de Rainbow Rowell, o queridinho dos fãs da leitora. Tá super cotado pra ganhar um filme, viu? E ainda vem spin-off por aí… Mas falo sobre isso mais pra frente. Ele conta a história de Cath, uma garota que está entrando na universidade mas tem dificuldades em desapegar das coisas e criar novas experiências. Ela é fã da série de livros Simon Snow (é um disfarce para Harry Potter, mas fingiremos que não) desde criança, quando começou a escrever uma fanfic super bombada com a sua irmã gêmea, Wren.

Cath sempre escrevia boa parte do diálogo. Wren era melhor no enredo e atmosfera. (…) Certa vez, Cath escrevera o que imaginava ser uma cena de amor, e Wren a transformara numa luta de espadas.

Ao contrário de Cath, Wren é a “vida da família”, sempre animada e pronta para novas aventuras e quando foram para a mesma universidade no Alaska fez questão de estar em um dormitório bem longe da irmã e seu pseudônimo super famoso – “Magicath”.

“Por que ela era do tipo de garota que se imaginava passando a noite presa numa biblioteca.”

Me identifiquei bastante com a essência do livro, tenho grandes problemas em desapegar também. Foi uma grande lição e um acorda na minha vida (não que tenha funcionado, mas ainda penso bastante a respeito). Durante o tempo na universidade Cath se esforça para continuar escrevendo a conclusão de sua história antes que a autora de Simon Snow lance o último livro da saga. Dentro desse “fandom“, a fanfic de Cath – que traz Simon Snow em um romance gay com seu inimigo mortal Baz – é mais esperada do que o real livro da autora. Ela sabe e sente a responsabilidade adquirida através dos anos. Simon e Baz são reais para ela. Nesse meio tempo, sem realmente notar, a vida de Cath muda. Ela cresce, as coisas de sua antiga vida começam a esvair de suas mãos naturalmente.

FANGIRL04

Odiava o jeito com que ele distribuía sorrisos para todo mundo que encontrava como se não lhe custasse nada, como se nunca ficasse sem. Ele fazia tudo parecer tão simples…

Ela começa a namorar Levi, um garoto “popular” (típico, eu sei) e super magnético que encanta todo mundo, ele estuda na mesma universidade que ela e é ex de sua colega de quarto atual, a Reagan. Levi a leva à extremos que ela nunca imaginou-se chegando. A primeira noite com um garoto, o primeiro amor, apresentar o garoto à seus pais – que são divorciados e representam uma grande chave da trama; o motivo por Cath se apegar tanto a Simon e sua irmã: seu refúgio durante todo o crescimento – e ao mesmo tempo que tenta lidar com a irmã, que se esquiva a procura de liberdade. É claro que ambas caem na real.

“Qual é o sentido de ter uma irmã gêmea se você não a deixa tomar conta de você? Se não a deixa lutar por você?”

A fanfic da Cath, “Vá em frente, Simon” ganhará um livro “spin-off” escrito por Rainbow muito em breve. A mesma história tem grandes trechos presentes no livro, por vezes tornando-se cansativo e em outras tornando momentos muito fofos entre Cath e Levi.

FANGIRL01

FABGIRL03

“Às vezes, escrever é como descer um morro, seus dedos tocam o teclado do mesmo modo que suas pernas pisam o chão quando não conseguem lutar contra a gravidade.”

É uma jornada atrás do crescimento pessoal, a maneira que o mundo é visto nessa caminhada e a busca de uma escritora por sua voz. O final deixa o gostinho de “QUERO MAIS POR FAVOR!” assim como todos os livros de RR – quem leu “Eleanor & Park” entende. Especulações sobre um possível filme corre pela internet e a autora dá a entender que algo está sendo negociado, porém, nenhum anúncio a respeito ainda. Ah, as fanarts do livro que se encontram por aí são muito fofas também!

Quem quiser me seguir nas redes sociais:

Facebook ☁ Twitter ☁ Youtube ☁ Instagram ☁ Tumblr 

GOSTOU? COMPARTILHE O POST:
Enaltecendo a cultura pop desde 2014

Layout por Young Design | Programação por iDVisual Design
BOP TO THE TOP!