07/12/2016
por Douglas Vasquez
comentários

Precisamos falar sobre “Skam“. Como o louco das séries que todos vocês sabem que sou, quase toda semana eu estou assistindo alguma nova. Mesmo assim, não é sempre que uma série me deixa tão obcecado a ponto de implorar para que os meus amigos assistam também para que eu possa ter alguém com quem falar sobre e compartilhar um pouco a maluquice.

Skam é uma série de drama norueguesa que em pouco mais de um ano se tornou uma das mais assistidas do país. Sendo de um país onde a língua materna não é o inglês e consequentemente os personagens falem norueguês, depende muito da qualidade da série para que ela se torne um hit, como está acontecendo com Skam ao redor do mundo. Às vezes me sinto ouvindo uma sequência ilógica de sons ao invés de palavras, o que me faz prestar muito mais atenção nas legendas e assim no que está acontecendo na série. Mas acredite, vale a pena! Vou te dar 7 motivos para assistir, mas antes, vou explicar:

A série conta o dia a dia de jovens adolescentes que vivem em Oslo, a capital da Noruega, enquanto descobrem as facetas das próprias personalidades e como lidar com as consequências de suas ações. Até aí, nada novo. O jogo vira, quando a série começa a abordar temas que estão diretamente ligados à vida real, ao mesmo tempo que mescla a ficção com a realidade ao utilizar as redes sociais. A série começou em 2015, mas já coleciona 3 temporadas e cada uma delas é centrada em 1 personagem específico. Vamos aos motivos?

SE MANTÉM PRÓXIMA A REALIDADE 

skam-isak-eva-noora-aqueleclichecombr

Enquanto outras séries adolescentes, como as diversas versões de Skins (que por um período da minha vida amei muito), fantasiam e saturam demais problemas da idade, Skam trata de assuntos muito mais relacionáveis com a vida real em situações e de formas mais possíveis de acontecerem com qualquer jovem no mundo. Até agora, em três temporadas Skam já falou sobre: Relacionamentos (Eva), Violência (Noora) e Sexualidade (Isak), e em todas elas, sempre prioriza o auto-descobrimento mesmo que também aborde outros assuntos para aprofundar a história.

USA REDES SOCIAIS COMO NENHUMA OUTRA SÉRIE

skam-instagram-isak-noora-aqueleclichecombr-2

Seria esse o futuro das séries de televisão? Os personagens da série utilizam as redes sociais como toda pessoa no século 21 e o grande trunfo do canal, foi trazer tudo isso para a realidade. Durante a semana que antecede o próximo episódio, clipes curtos dos personagens são liberados no site oficial da série no exato horário em que eles acontecem, assim como também são postados prints de suas mensagens para complementarem o enredo do episódio que anda irá ao ar. Todos os personagens tem perfis no Instagram que são atualizados de acordo com a storyline da série, como se as fotos fossem realmente postadas por eles. Legal, né?

DISCUTE A REPRESENTAÇÃO LGBTQ+

Na temporada atual, Isak está debatendo com a descoberta de que é um jovem homossexual. Apesar de nenhum de seus amigos terem problema com isso e inclusive, desde a primeira temporada darem sugestões de que isso seria abordado no futuro, ele encontra em sua segunda família o apoio necessário para assumir sua verdadeira identidade enquanto se aventura nas camadas do primeiro amor. O casal Evak (Isak + Even) já se tornou o favorito dos fãs e a temporada, a mais aclamada até agora.

LIDA COM TÓPICOS PROFUNDOS E IMPORTANTES

Pegando carona no anterior, descobrimos que Even, personagem da terceira temporada, sofre de bipolaridade. A abordagem acontece de forma tão natural que é um choque para nós da mesma forma que é para os personagens envolvidos. Nas temporadas anteriores, Noora teve que lidar com a dúvida do que fazer no caso de um abuso sexual enquanto era oprimida por um abusador psicológicamente manipulativo. Skam também aproveitou para falar, de forma mais sutil, sobre religião (Sana, é islâmica e está sempre usando o seu hijabe), distúrbios alimentares, estereótipos, feminismo e padrões sociais para homens e mulheres.

ENSINA A AGIR EM SITUAÇÕES PESADAS

A série mostra seus personagens passarem por problemas não muito discutidos e considerados tabus na sociedade e dessa forma, ensina qual é a maneira mais segura para se agir nos casos citados. Quando Noora acorda nua em uma cama ao lado de um rapaz e uma garota, após ter tido um apagão na festa da noite anterior, ela tem que lidar com a dúvida de ter sido ou não sexualmente violentada e por alguns episódios sofre ataques de pânico ao ser ameaçada pelo abusador em ter fotos tiradas sem o seu consentimento divulgadas. Quando conta para suas amigas, após alguns dias trancada no quarto sem conseguir enfrentar o que há do lado de fora, elas a levam imediatamente à um médico e logo após à polícia, sendo a primeira atitude a ser tomada em um caso como esse. Na primeira temporada, Vilde é levada pelas melhores amigas ao ginecologista antes de ter a primeira relação sexual e Eva tem que lidar com seus problemas de confiança, quando uma traição coloca seu namoro com Jonas em jogo.

ESTÁ TUDO ONLINE

Outra grande jogada da NRK, o canal que produz Skam, foi a de upar todos os episódios em seu site oficial de graça, dando a oportunidade dos fãs de replicarem o mesmo com legendas em outras línguas. A série tem poucos episódios e em sua maioria não ultrapassam de meia hora, pode ser assistida na íntegra aqui, caso você fale norueguês fluente, ou nesse site, comandado por fãs que traduzem tudo.

O FANDOM É COMO UM ABRAÇO QUENTINHO

De todos os fandoms das séries que eu me tornei fã, o de Skam é um dos melhores. A série está totalmente em uma língua nada popular no mundo e todos os fãs se unem para de alguma forma, seja com apoio moral ou sincronização das legendas, para disponibilizarem os episódios para o maior número de pessoas possíveis, replicando incontáveis vezes os arquivos em diversos servidores diferentes. A paixão em comum é tão grande e tão positiva, que fui recebido como se já fosse de casa e todos os posts e fanarts são como um daqueles abraços apertados que tocam lá no coração.

A série tem se tornado tão popular que foi parabenizada pela polícia norueguesa pela forma inteligente com que trata de tópicos tão importantes. Skam tem episódios novos todas as sextas e é legendado poucas horas depois. Fique de olho nas redes sociais (o Tumblr é o point da fã base) para não perder nenhuma atualização em tempo real.

GOSTOU? COMPARTILHE O POST:
Enaltecendo a cultura pop desde 2014

Layout por Young Design | Programação por iDVisual Design
BOP TO THE TOP!